#6 - Nordeste + Furnas


Itinerário do Passeio:

Esta excursão concentra-se na parte Este/Centro da Ilha de São Miguel, sendo esta a parte da Ilha mais antiga entre 4.2 milhões de anos e 800 mil anos.

Daremos início á nossa excursão pela estrada Sul até á cidade de Lagoa, ponto em que iremos cruzar a ilha até ao lado Norte tendo como primeira paragem o Miradouro de Santa Iria, onde teremos uma vista generalizada de toda a costa Norte da Ilha de São Miguel, podendo-se avistar a Ponta do
Cintrão, o vulcão das Sete Cidades como também o Pico da Vara, sendo este o ponto mais alto da Ilha de São Miguel.

A Fábrica de Chá Gorreana, irá ser a nossa próxima paragem, uma das últimas duas fábricas de chá em toda a Europa, produz chá preto e verde, uma paragem muito interessante com a oportunidade de saborear os deliciosos chás Gorreana

Continuando a nossa excursão pela estrada da Costa Norte da Ilha, iremos até ao Parque Natural da Ribeira dos Caldeirões, local onde poderão ver uma bonita cascata, um colorido jardim e uma vasta área de merendas.

Feita esta paragem, iremos prosseguir com a nossa excursão passando pela Vila do Nordeste centro do conselho, tendo já sido considerado o mais florido da Europa.

A nossa próxima paragem será o Miradouro da Vista dos Barcos, local onde poderemos ver o Farol do Arnel, situado na zona oriental da Ilha de S. Miguel, o Farol do Arnel foi o primeiro a ser instalado no arquipélago dos Açores, tendo começado a funcionar em 26 de novembro de 1876.

Ponta do Sossego será o nosso próximo Miradouro, considerado por muitos dos Micaelenses como sendo um dos miradouros mais bonitos da nossa Ilha, com uma vista panorâmica sobre o mar e serra e um Jardim magnífico.

Continuando pela costa Este da Ilha, iremos em direção á Povoação parando no Miradouro do Pico Longo. Deste local poderemos ver toda a Vila da Povoação e suas Lombas, outrora terras de cultivo de trigo e milho!

Freguesia das Furnas, localizada no centro de um grande vulcão será o nosso próximo destino, local onde teremos tempo para almoçar. Este será o momento em que irão ter a oportunidade, se assim desejarem, de provar o tradicional Cozido das Furnas.

Depois do almoço é tempo de visitar as Caldeiras das Furnas, águas ferventes e lamas medicinais que são aproveitadas para tratamentos de afeções das vias respiratórias e de pele.

É tempo de relaxar, Poça da Dona Beija, também conhecida por "Poça da Juventude" ou "Poça do Paraíso", situada no Vale das Furnas, na chamada "Zona das Águas Quentes", traduz-se num aprazível espaço termal associado ao lazer e bem-estar bem conhecido pelas suas propriedades terapêuticas.
Entrada da Poça da Beija não incluida (6€ por pessoa).

Depois desta experiencia, iremos seguir para a Lagoa das Furnas, local conhecido por todos os Micaelenses, onde a terra é suficiente quente para cozinhar o famoso Cozido das Furnas, especialidade gastronómica da ilha de São Miguel, que como mencionado anteriormente poderá ser degustado no almoço.

Antes de sairmos da enorme Caldeira das Furnas, iremos ao Miradouro Pico dos Milhos, com uma vista generalizada sobre todo o Vale das Furnas.

Finalmente vamos sair da grande caldeira vulcânica das Furnas, a estrada Sul da Ilha irá nos levar de volta a Ponta Delgada mas não antes de visitarmos a Ermida de Nossa Senhora da Paz no alto do monte com o mesmo nome, com uma bela vista panorâmica sobre Vila Franca do Campo e seu Ilhéu, conhecido por “Ilhéu de Vila Franca do Campo” uma cratera de um vulcão submarino com cerca de 5000 mil anos, com uma lagoa de água salgada no centro da sua cratera sendo o Ilhéu uma das reservas naturais da Ilha de São Miguel.

Nota: Antes de nos enviar o seu email, por favor visite "OS NOSSOS CIRCUITOS" para mais informações!