#4 - Nordeste


Itinerário do Passeio:

Esta excursão concentra-se na parte Este da Ilha de São Miguel, sendo esta a mais antiga com cerca de 4.2 Milhões de anos.

Daremos início á nossa excursão pela estrada Sul até á cidade de Lagoa, ponto em que iremos cruzar a ilha, até ao lado Norte, tendo como primeira paragem o Miradouro de Santa Iria, onde teremos uma vista generalizada de toda a costa Norte da Ilha de São Miguel, podendo-se avistar a Ponta do Cintrão, o vulcão das Sete Cidades, como também o Pico da Vara, sendo este o ponto mais alto da Ilha de São Miguel.

De seguida, iremos dar continuidade ao nosso passeio seguindo pela estrada Norte, para depois entrarmos pelo interior da ilha até ao Salto do Cavalo, Miradouro a cerca de 760 metros de altitude, com uma vista deslumbrante sobre o vulcão das Furnas, Vila da Povoação e a sua enorme e extinta Caldeira Vulcânica, considerada a maior da ilha de São Miguel.

De seguida, iremos dar início á descida do Salto do Cavalo e em direção á Vila da Povoação, local em que no ano de 1432 se deu o primeiro povoamento da Ilha de São Miguel, dando assim o nome a esta Vila “Povoação”.

Depois de visitarmos o centro da Vila da Povoação, iremos dar continuidade à nossa excursão, seguindo pela estrada Sul até ao Miradouro do Pico Longo. Deste local poderemos ver toda a Vila da Povoação e suas Lombas, outrora terras de cultivo de trigo e milho!

Ponta do Sossego será a nossa próxima paragem, com uma vista panorâmica sobre o mar e serra e um Jardim magnífico.

Ainda antes de chegar á Vila do Nordeste, teremos a oportunidade de parar no Miradouro Vista dos Barcos, local onde poderemos ver o Farol do Arnel, situado na zona oriental da Ilha de S. Miguel. O Farol do Arnel foi o primeiro a ser instalado no arquipélago dos Açores, tendo começado a funcionar em 26 de novembro de 1876.

Vila do Nordeste é o centro do concelho do Nordeste, já tendo sido considerado o mais florido da Europa. Esta também será a paragem onde terão a oportunidade de realizar uma refeição ligeira.

Continuando a nossa excursão, já pela estrada da Costa Norte da Ilha, iremos até á Ribeira dos Caldeirões, local onde poderão ver uma bonita cascata, um colorido jardim e uma vasta área de merendas.

Esta foi a nossa última visita, pelo que iremos agora dar início ao regresso a Ponta Delgada!

Nota: Antes de nos enviar o seu email, por favor visite "OS NOSSOS CIRCUITOS" para mais informações!