Janela do Inferno


Esta é uma rota circular que atravessa vários túneis ao longo da sua extensão, é aconselhável o uso de uma lanterna na sua transposição.

Iniciaremos o percurso junto à Casa da Água - Trail Point, um antigo posto de leite convertido num centro de apoio ao pedestrianismo, à promoção do concelho da Lagoa e de sensibilização ambiental.

Desceremos o caminho, passando pelo parque de merendas seguindo pela a esquerda, pela estrada secundária para Água de Pau. Ao longo da subida contemplaremos os concelhos de Lagoa e Ponta Delgada que ficaram para trás. Iremos trespassar por uma linha de água até chegarmos ao primeiro túnel. Após o túnel passaremos por uma casa de apoio à colheita de água.

Caminhando ao longo da margem da ribeira Seca iremos transpor o cruzamento com o PR 42 SMI – Rota da Água, entre Túneis e Condutas com ligação a Água de Pau. Adiante encontra-se um local de interesse – a Janela do Inferno – uma parede vertical, rica em nascentes e onde é possível observar uma cavidade, criada pela erosão da água. Na base existe um charco natural, onde é possível observar Tritões (Triturus cristatus) em várias fases do seu ciclo de vida (adultos, juvenis e larvas). Aproveitaremos para apreciar a beleza deste lugar e retemperar as forças.

Daqui o caminho volta para trás, pela outra margem da ribeira, atravessando uma série de imponentes aquedutos que serviam no passado a antiga Fábrica do Álcool do conselho de Lagoa e atualmente fazem o abastecimento público de água a este mesmo concelho. No final da área arborizada encontraremos um último túnel, que antigamente servia de aqueduto, com cerca de 50 m de comprimento.

Deste ponto o percurso volta a uma estrada de terra de acesso a campos de cultivo. Após atravessar a estrada regional, prosseguiremos em frente até encontrar um miradouro com vista para o concelho de Ponta Delgada. Daqui o caminho passa pelo interior da freguesia dos Remédios até à Casa da Água – Trail Point, local onde acaba o percurso.

No final do nosso passeio pedestre e antes de voltarmos a Ponta Delgada, (em viatura),  subiremos a um dos pontos mais altos da ilha de São Miguel, Pico da Barrosa, aonde iremos ter a oportunidade de ver a maravilhosa Lagoa do Fogo.

  Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Informação