Rocha da Relva


Itenerário do passeio Pedestre da Rocha da Relva

Este passeio pedestre adapta-se a um dia nublado ou até mesmo de nevoeiro, visto estar localizado na encosta da costa Sul da Ilha de São Miguel, a uma altitude não muito elevada e perto de Ponta Delgada.

Consideramos este trilho como sendo de média dificuldade, no entanto não o aconselhamos a pessoas que possam ter problemas de joelhos, visto haver muitos descidas e subidas acentuadas, ao longo do trilho.

Iremos partir de Ponta Delgada por ás 08h30, tomando a estrada do Sul, em direção à Freguesia da Relva, dando, assim, início ao nosso passeio Pedestre, que terá uma duração total de 4h30, incluindo o transporte de ida e volta a Ponta Delgada.

Este trilho em descida á Rocha da Relva, é um trilho relativamente estreito, sendo mesmo em muito locais escavado na encosta. Tem uma tração relativamente boa e não apresenta riscos de perigo
para quem o utiliza.

A Rocha da Relva é um pequeno agrupamento de casas construídas á beira-mar, onde o aceso é somente feito por pedestres e animais, nomeadamente burros e cavalos. No local é evidente uma calmaria que reina por toda a área.

No local ainda existe algumas adegas e uma média de 50 moradias, consideradas, nos dias de hoje, como sendo casas de veraneio.

A Rocha da Relva é conhecida por ter um microclima perfeito para a produção vinícola, figueiras e outras árvores de fruto que desde já gostaríamos de alertar para que seja respeitada por todos nós, não colhendo frutos ao longo do caminho, visto os mesmos pertencerem aos proprietários dos terrenos e das casas.

De volta, tomaremos o mesmo trilho, até ao cimo da encosta, desfrutando da maravilhosa vista sobre o oceano, como também as muitas e interessantes formas vulcânicas que serão, permanentemente, e visíveis ao longo da encosta da ilha.

Estaremos de volta a Ponta Delgada por volta das 13h00.